07 fevereiro 2011

A capital do Egito - Cairo. A maior cidade do mundo árabe.

Aspecto do Cairo, no tetalhe o rio Nilo. Foto: FIG-News.
A capital do Egito, Cairo, é a maior cidade da África e também do mundo árabe, exercendo assim, um papel central na política e na economia das nações árabe-islâmicas.
No local onde hoje se encontra a cidade houve uma aldeia a qual mudou muito de lugar acompanhando o curso do rio Nilo. No ano de 3.100 a.C. , Menes, faraó do Egito, fundou a cidade de Mênfis, ao sul da atual Cairo. Contudo, o núcleo mais ancestral da atual capital do Egito foi fundado por volta de 150 d.C. por cristãos coptas.
Durante mais de 1.000 anos a cidade foi conquistada várias vezes. Ainda em 642 d.C. Amr Ibn AL-As, conquistador do norte da África, instalou ali um acampamento – Al-Fustat – nasceu daí a primeira cidade árabe do Egito. Em 969 d.C. uma nova dinastia capturou a cidade e mudou seu nome para Al-Qahirah, nome que foi usado pela Europa como Cairo. A cidade passou para o Império Otomano em 1517, ficou sob domínio britânico em 1822 e daí em diante permaneceu como a capital do Egito.
O rio Nilo corta a cidade, ao leste fica a parte mais antiga. Caracterizada por várias ruelas e repleta de moradias, ali também se localizam várias mesquitas. Na parte ocidental estão as construções governamentais e se presencia uma moderna arquitetura inspirada nos modelos europeus. Essa parte começou a se construída por Isma’il Pasha, em meados do século XIX.
A cidade possui marcos arquitetônicos, muitas mesquitas e museus que guardam milhares de peças com até 5 mil anos de idade. É chamada pelos egípcios de a mãe de todas as cidades.
A praça Midan Tahrir (Plaza de la Liberación), o Nile Hilton Hotel estão entre os principais pontos turísticos. A proximidade com as pirâmides de Gizé atraí muitos turistas, que para chegar a elas passam pelo Cairo. A metrópole se estende por cerca de 40 quilômetros ao longo do rio Nilo e possui em torno de 15 milhões de habitantes, o que a coloca com uma das mais populosas cidades do mundo. O turismo figura como uma das principais fontes de renda da cidade.
Atualmente (2011) vários protestos populares vem pressionado o presidente Hosni Mubarak a deixar o poder que ocupa há 30 anos. A praça Tahrir tornou-se o epicentro do movimento.
Vejamos algums imagens da cidade do Cairo.



Referências:
BARKER, Jack (et al). 100 grandes cidade do mundo. São Paulo: Ciranda Cultural, 2005.
Site Oficial da cidade do Cairo.
Guia Mundial de Viajes
Obs.: optamos pelo termo maior, mais popular, em detrimento de mais populosa, termo correto.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parecem haver no mundo imediato padrões de vida e ocupação humana coletiva do solo diferenciada de todo o resto. É que sem muita força de expressão andar pelas ruas do Canadá, andar pelas ruas dos Estados Unidos e da Austrália, o padrão é um só. Os humanos são iguais, o mundo é desigual. Eu estava andando pelas ruas de uma cidade bem na boca do nordeste de Alberta no Canadá a uns 350km de Edmonton. Fort McMurray. Ruas largas, muito verde, casas sem muros, arquitetura sóbria, moradias racionais, muito espaço; no que é imobilizado, nada exagerado, nada suntuoso. Mas os carros, não na maioria absoluta, ainda parecem revelar a cultura americana destes 3 países. São enormes, fordonas f250/350 sei lá, dojonas RAM, GMC e chevrolezonas imensas de grandes caras inoxidáveis. E ainda até aparecem alguns lincões americanos. Mas larguemos os carros pra lá. E quando comecei meu giro eu pensei em Deus. E ele me respondeu à queima bucha independente de religião. Me mostrou logo no início uma Igreja Anglicana, que de longe divisei sua cruz no alto: All saints parish, the anglican church of Canada, como está num mural à porta da Igreja. Fiz o nome do Pai e segui em frente reflexivo conversando com os Céus sobre a desigualdade no mundo. E a sublime corte me respondeu, fique frio, naquele tremendo e glorioso dia você não precisar perguntar mais nada…:)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...