10 julho 2010

Lugares na região de Ribeirão Preto - Cruz do Pedro e Bar do Zé Goleiro.

Bar do Zé Goleiro
Na antiga estrada de Guatapará, que liga Ribeirão Preto a essa cidade, onde hoje se encontra a fazenda Boa Vista, existem dois lugares interessantes: A Cruz do Pedro e o Bar do Zé Goleiro.
A Cruz do Pedro.
Uma história muito triste ronda o lugar. Foi no ano de 1889, um garoto de 8 anos, Pedro, foi espancado até a morte por um carreiro, conhecido na localidade por ser muito mal. Após matar o garoto o carreiro o pendurou numa árvore para simular um suicídio. Quando a mãe do garoto encontra o corpo, faz um juramento: as mãos do assassino haveriam de secar. E foi o que aconteceu. Na próxima fase da lua as mãos do carreiro estavam totalmente secas.
Diz a história que a mãe de Pedro fincou uma cruz bem onde encontrou o corpo do seu filho. Nesse local começou uma peregrinação. Posteriormante foi construída uma capela com um local para atender os devotos. Ali pode se notar vários objetos deixados pelos fiéis, numa demonstração de fé e devoção.
O local é adaptado para festas que ocorrem todos nos dias 28 e 29 de junho com grande programação incluindo visitação a capela, leilão e música ao vivo.
A história até já ganhou um curta metragem, clique aqui e assista o trailer.
Bar do Zé Goleiro.
Distante 1 quilômetro da Cruz do Pedro econtramos na mesma estrada um armazém centenário - o Bar do Zé Goleiro. José Carlos Gonçalves, o Zé Goleiro, faleceu em janeiro de 2009 com 65 anos de idade. O comércio existe a mais de 100 anos e foi adquirido pelo sogro de Zé Goleiro em 1937. Na década de 80 Zé Goleiro assumiu o negócio que ficou famoso pelos torresmos e pela costelinha servidos ali.
A arquitetura do local é característica do final do século XIX. Grandes árvores proporcionam uma agradável sombra num ambiente rural que nos faz lembrar o passado. No interior do bar vê-se muitos objetos pendurados no teto e alguns movéis são antigos e de madeira.
Hoje quem toma conta do local é Maria José, filha do Zé Goleiro.
Localização.
Ambos os lugares estão no município de Guatapará. A eles se tem acesso por estradas de terra batida. Estão distantes 20 quilômetros de Ribeirão Preto. Pode-se chegar lá indo por Bonfim Paulista, numa estrada que nasce no loteamento Alphavile, ou pela estrada da mata da Santa Tereza. Clique aqui e veja a localização no google mapas.
Cruz do Pedro. Foi neste local, no século XIX, que a mãe do garoto fincou uma cruz onde foi encontrado o corpo de seu filho.
Interior do Bar do Zé Goleiro. No detalhe objetos pendurados no teto e a foto do Zé Goleiro.
Local onde devotos deixam objetos no interior da capela da Cruz do Pedro.

Vista geral da capela da Cruz do Pedro.

Referências:

Festa restata a história da Cruz do Pedro. RANGEl, Luciana. Jornal Tribuna - epecial, p. B-1, 28 e 29 jun. 2009.

Ribeirão Preto Online.

Fotos: Alexandre de Freitas.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...