08 junho 2008

Murmansk



Cidade Russa conhecida como a capital do pólo norte. Pois é a maior cidade do mundo que se encontra dentro do Círculo Polar Ártico.
Fundada em 1916, numa região geograficamente estratégica, extremo norte da Península de kola às margens do Mar de Barents, para ser um posto imperial de recebimento de suprimentos do Ocidente durante a Primeira Guerra Mundial e à época foi chamada de Romanov-sobre-Murmam, os comunista a rebatizaram de Murmansk em 1917. Na Segunda Guerra Mundial repetiu seu papel de centro de suprimentos. Quando foi destruída pelos nazistas e filandeses.
Porém, a cidade resistiu e em 1985 recebeu tardiamente o título de “Cidade Heroína”. Hoje é base da Frota do Norte da Marinha russa, depende da pesca, com algumas indústrias ligadas a esse setor, e de repasses do governo federal.
Com 320.000 habitantes atualmente (chegou a ter 468.000 habitantes em 1989), seu cenário é composto pelo intensivo movimento de militares russos, o PIB regional é de R$10 bilhões, média salarial R$1.050 (dados de 2006).
As noites e os dias nestas latitudes têm características distintas. Durante 4 meses não há luz solar, muitas crianças sofrem de escassez de raios ultravioletas, o que provoca redução de imunidade, estima-se que nesta cidade as enfermidades crônicas nas crianças são 46,7% maiores que de outras regiões da Rússia, por isso é normal crianças entre 2 e 3 anos passarem o período de inverno em outras localidades com regime solar mais adequado. Nos verões os dias são de 24 de horas de sol, ou seja, não há noite. Essas características geográficas também proporcionam um espetáculo dos mais bonitos da natureza: as auroras boreais, fenômeno em que as partículas trazidas pelo vento solar atingem o campo magnético da Terra na alta atmosfera e geram feixes luminosos.

Fontes:
No pólo Norte, jogo do Kremlin é pesado.
Folha de São Paulo. Mundo~. São Paulo, Sab. 1 març. 2008. A 22.
http://www.bikarte.org/Origen/Ciudad_Murmanks.htm

Imagens: Virtual Tourist

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...